Detalhes
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA EM PYTHON
Nome da Disciplina: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA EM PYTHON
Código EGG10195
Carga Horária: 30
Créditos: 3
Obrigatória: Não
EMENTA
1)Tipos de variáveis;
a)numéricas;
b)strings;
c)booleanas;
2)Estruturas de algoritmos;
a)estruturas de decisão (if, else,elif);
b)estruturas de repetição (while, for, enumerate);
3)Bibliotecas fundamentais, funções implícitas e explícitas;
a)estrutura sequencial;
b)sub-programação;
c)matplotlib, cartopy, pandas, OS, numpy, scipy, scilab, scikit-learn
4)Desafios da programação científica;
a)leitura e escrita de arquivos;
b)ciência de dados;
c)diferentes tipos de gráficos;
d)tratamento estatísticos básicos;
e)interpolação numérica;
f)modelagem numérica linear e não-linear;
BIBLIOGRAFIA
1.Martelli, A.; Ravenscroft, A.; Holden. S., 2017. Python in a Nutshell. 3rd ed. Sebastopol: O’Reilly Media.
2.Vanderplas, 2016. J. Python Data Science Handbook. Sebastopol: O’Reilly Media.
3.Eric Freeman, “use a cabeça! aprenda a programar”, editora alta books, 2019
4.Cormen, T. H. Leiserson,c. e; Rivest,R. – algoritmos: teoria e prática,editora campus,
5.2002.
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Nome da Disciplina: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA EM PYTHON
Carga Horária: 30
Créditos: 3
Obrigatória: Não
EMENTA
1)Tipos de variáveis;
a)numéricas;
b)strings;
c)booleanas;
2)Estruturas de algoritmos;
a)estruturas de decisão (if, else,elif);
b)estruturas de repetição (while, for, enumerate);
3)Bibliotecas fundamentais, funções implícitas e explícitas;
a)estrutura sequencial;
b)sub-programação;
c)matplotlib, cartopy, pandas, OS, numpy, scipy, scilab, scikit-learn
4)Desafios da programação científica;
a)leitura e escrita de arquivos;
b)ciência de dados;
c)diferentes tipos de gráficos;
d)tratamento estatísticos básicos;
e)interpolação numérica;
f)modelagem numérica linear e não-linear;
BIBLIOGRAFIA
1.Martelli, A.; Ravenscroft, A.; Holden. S., 2017. Python in a Nutshell. 3rd ed. Sebastopol: O’Reilly Media.
2.Vanderplas, 2016. J. Python Data Science Handbook. Sebastopol: O’Reilly Media.
3.Eric Freeman, “use a cabeça! aprenda a programar”, editora alta books, 2019
4.Cormen, T. H. Leiserson,c. e; Rivest,R. – algoritmos: teoria e prática,editora campus,
5.2002.